POR QUE PROFESSOR? POR QUE EDUCAÇÃO?

Uma pessoa me perguntou se eu não estava decepcionado com a profissão de professor em minha experiência na escola pública. Disse a ela que o problema não é a sala de aula, ou seja, os alunos como ela já me adiantara. Ela estranhou, dizendo que todo professor que conhece reclama do comportamento dos alunos em sala de aula.

Expliquei: Quando entrei no serviço público sabia o que iria encontrar, as dificuldades de levar conhecimento a crianças e adolescentes num bairro da periferia e toda problemática que envolve esse trabalho. O que eu não esperava eram profissionais da educação completamente desvinculados do propósito original dessa profissão. Esses, sim, me decepcionaram. Ou era eu que vivia na fantasia?

Criança e adolescente que não lê e nem escreve bem acho muito natural (porque a boa escrita é um processo lento e a escola é o espaço ideal para errar e treinar).

Você que está lendo este texto, pegue seu caderno do antigo primário e ginásio e você saberá do que estou falando.

Não acho natural um professor enrolar para não dar aula, não cumprir com sua parte no processo que é a busca pelo conhecimento. Isso eu não acho natural. E é esse o jeitinho que se dá para enfrentar todo os problemas que sabemos que a escola pública tem: não ter muito trabalho para compensar as frustrações.

Problema grave: porque se não participamos do processo de educar, não temos o direito de cobrar. É aí que políticos e seus protegidos no serviço público fazem festa. Todos fazem de conta e a roda viciada do descaso com a educação vai girando, arrastando crianças (pessoas) para um futuro de conformação e repetição.

É triste perceber que um grande número de educadores não enxerga isso ou não quer enxergar. Ou ainda: talvez eu esteja vendo demais. Chegue você à conclusão que quiser.

Minha experiência é com a escola pública, mas não acredito que a escola particular seja diferente. O controle sobre o professor pode ser mais rigoroso, mas sala de aula é sala de aula e quando professor e alunos não querem, pronto, está formada a farsa da "escola moderna".

O esforço e as manobras para que a coisa não funcione são impressionantes.

Garanto, os alunos são a melhor coisa que há na escola. É na sala de aula que as coisas acontecem, as melhores, por incrível que pareça.

Tudo isso é uma questão de postura. Não no sentido moral, disto a escola está cheia, mas como foco, olhar, prioridade.

A pessoa que está no cargo de professor precisa perder a arrogância de ser tão importante, muitas não são. O nome (título) não faz a profissão. É preciso muito trabalho.

Continuarei...!

Comentários

Postagens mais visitadas