FOI NUM TÁXI...

Foi num táxi que aconteceu. Ao fundo, uma rádio evangélica fazia o ambiente. Um pastor que pregava ao vivo começou a contar uma história. Não sei dar precisão as suas palavras, mas em resumo era isso:

Disse que tinha uma bela lembrança da praia de Sepetiba, que há muito tempo não ia lá. E que há pouco tempo esteve no local e ficou surpreso. A praia linda de antigamente tornou-se um mar de lama e sujeira. Falou que quando chegou à praia viu uma imagem de Iemanjá (antigamente não tinha) colocada lá pelos pescadores locais.

Começou a criar seu argumento naquela voz chorosa, típica de pastores evangélicos. Disse, na rádio, que a praia só estava daquele jeito por causa da imagem da santa. Que Deus irado em ver que estavam adorando aquela imagem teria transformado aquele belo lugar num lamaçal. A história foi contada com uma narrativa épica, como se estivesse lendo uma história para crianças.

É gente, é isso mesmo, a praia de Sepetiba está poluída não pelo descaso humano nem pela depredação ecológica do lugar, também não foi o excesso de óleo jogado pelos barcos, nem o esgoto despejado ali há anos... Não, não foi nada disso. Foi Deus. Lá do alto do céu, chateado com uma imagem de pedra e com ciúmes, resolveu poluir uma praia inteira só para mostrar sua força para mortais tão tolos.

Não sei dizer o nome do pastor, nem da rádio. Ouvi tudo aquilo pensando. Pensando muito em meu povo, este povo brasileiro, pensando no ser humano que vive nesta Terra... Gente, como é que fica isso?

Comentários

Postagens mais visitadas